Ser Português

 Portugal, “ cabeça a Europa”, nascido de uma costela de Espanha, como Eva nasceu de Adão, terra dos lusitanos, dos descendentes de Viriato, de gente guerreira. Mas o que é, afinal, “ser português”?
 Ser português não sei bem, mas sei o que foi, em tempos idos. Já foi ser guerreiro, já foi ser explorador, descobridor, pescador. Agora, acho só que “ser português” é ser saudosista.
 Vejamos, então, o modo como vivemos da história: nos tempos de ditadura, lembravam-se os Reis que enalteciam o povo – segundo dizem. Ora agora, depois do 25 de Abril, falam-se em saudades dos tempos austeros e do lema “ Deus, Pátria, Família”.
 Para mim, o “ser português” está naquilo que eu vejo, os portugueses “fazem parte da mobília”, já são como os monumentos. “Ser português” é ser diferente nas idades: é ser curioso em criança, explorador enquanto jovem, trabalhador (ou desempregado) enquanto adulto e, na velhice, é jogar às cartas e ao dominó na mesa do café e dar milho aos pombos.
 Ao mesmo tempo, “ser português” é ser cidadão do mundo, é nascer cá e triunfar lá fora. Acho que já não há nada que nos defina como portugueses, a não ser a língua de Camões e de Pessoa.
 Afinal de contas, a globalização tornou os cidadãos do mundo semelhantes. A diferença está já só na língua, e talvez um pouquinho na religião. O resto são os pastéis de Belém, os ovos-moles de Aveiro e o vinho do Porto: são aquilo que nós, portugueses, fazemos.

3 comentários:

  1. Gosto muito e não posso deixar de concordar.
    Naquela dia, pairava muita inspiração pelo ar daquela sala :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que sim, até a própria stora disse que saíram muito bons textos.

    ResponderEliminar
  3. Ser "português" é ser mais alto, é ser maior do que os homens, morder como quem beija, é ser mendigo e dar como quem seja, rei do reino de áquem e de além dor... ou será que estou a fazer confusão e isso é ser "poeta"? LOL, ser português é nada mais nada menos que ser descendente dos grandes homens e mulheres que descobriram e uniram o mundo, homens e mulheres que ao longo da nossa história, fizeram nosso este pequeno pedaço de terra à beira mal plantado, mesmo contra as constantes e tamanhas investidas que os "outros" fizeram para nos dominar, homens e mulheres com a coragem e o orgulho necessários para fazer tombar todos aqueles que nos tentaram subjugar uma e outra vez, enfim, homens e mulheres que dariam voltas nas suas campas se nos vissem agora, falidos e dominados pela corrupção do capitalismo sedento, pelos tachos e cunhas que marcam o nosso sistema politico, e governados pela vontade das super potencias europeias... ser português, é hoje, não ter uma identidade definida, é ser escravo de um mundo capitalista, é ter o fardo de uma grande história ás suas costas e não ter feitos notáveis que possa acrescentar a ela, é ter desistido da nossa pátria por saber que a nossa pátria desistiu de nós... e, talvez estupidamente, sentir orgulho em dizer que se é português, sem pensar duas vezes no que isso significa! e tenho dito... :)

    ResponderEliminar